Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

O que é?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Assim, os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Realizado desde 2004, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, nos termos do art. 5º, parágrafo 5º, da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e do art. 39, parágrafo 1º, da Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018. Inicialmente aplicado aos estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, em 2024 passa a avaliar também os cursos de licenciatura. A inscrição na prova é realizada pelo coordenador do curso e é obrigatória para estudantes vinculados às áreas de avaliação da edição, determinada pelo Ciclo Avaliativo, reiniciado à cada 3 anos. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar. Assim, a irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau e a emissão de diploma do estudante em decorrência da não conclusão do curso por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

O Ciclo Avaliativo

• Ano I
    b) 02 - Artes e humanidades;
    c) 03 - Ciências sociais, jornalismo e informação; e
    d) 04 - Negócios, administração e direito;

• Ano II
    b) 05 - Ciências naturais, matemática e estatística;
    c) 06 - Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC; e
    d) 07 - Engenharia, produção e construção;

• Ano III
    b) 08 - Agricultura, silvicultura, pesca e veterinária;
    c) 09 - Saúde e bem-estar; e
    d) 10 - Serviços.

Quem são os estudantes habilitados?

São considerados como habilitados para a realização do exame os estudantes que tenham iniciado o curso no ano da edição vigente, que estejam matriculados e com até 25% da carga horária integralizada (ingressante), os estudantes que tenham integralizado acima de 80% e não tenham colado grau até o último dia do período de inscrições (concluinte).

Enade 2024

Em 2024, serão avaliados apenas os estudantes de cursos de licenciatura, com a instituição dos Enade das Licenciaturas (PORTARIA Nº 610, DE 27 DE JUNHO DE 2024), sendo reiniciado o Ciclo Avaliativo em 2025. Nesta edição haverá também a Avaliação Prática, aplicada apenas aos discentes que estejam realizando ou iniciem a regência de classe na Educação Básica durante o período de inscrições e até o final do mês de julho de 2025, incluindo assim, os estudantes com previsão de integralização de 100% até julho/2025.

A Avaliação Teórica será realizada no dia 24/11/2024, em local a ser divulgado pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

A Avaliação Prática será realizada durante a realização do Estágio Obrigatório.

Apesar da dispensa do estudante habilitado ingressante da Avaliação Teórica, todos os estudantes inscritos (AT e AP) deverão acessar o Portal do Enade para realizar preenchimento do cadastro pelos estudantes habilitados e preenchimento do Questionário do Estudante, entre os dias 02/09 e 23/11/2024, sendo esta atividade parte do sistema avaliativo.

Na página inicial do Portal do Enade , clique em Entrar no Sistema Enade > Acessar como Estudante. O acesso ao perfil do aluno no Portal do Enade é feito através do Login Único (Gov.br).

Caso ainda não conste como inscrito na Avaliação Prática, o prazo para que seja feito o cadastro do aluno habilitado à Avaliação Prática pela coordenação do curso é até 15/11/2024.

O EDITAL Nº 124, DE 20 DE JULHO DE 2024 - ENADE 2024, com todas as informações necessárias, está disponibilizado abaixo. Qualquer dúvida, entrar em contato com a secretaria do curso, através do e-mail secretaria.if@ufcat.edu.br .

Edital e Portarias Enade 2024

Portaria 610

Portaria 611

Edital 2024