Bacharelado em Física

barra

 

Turno: noturno | Duração: oito semestres | Vagas: 25 | Ingresso: 1º semestre

 

A Unidade Acadêmica Especial de Física, ou Instituto de Física de Catalão (IFC), foi criado em 2006 como Departamento de Física, com a oferta inicial do curso de Licenciatura em Física. Em 2013 passou a ofertar também o Mestrado Profissional em Ensino de Física e, a partir de 2016, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas e Tecnológicas – Nível Doutorado. Com o intuito de se adequar às novas demandas, foi proposta em 2016 uma reformulação do curso de graduação, que culminaria com o novo curso de Física – Bacharelado, iniciado em 2019.

O curso apresenta uma parte comum ao curso de Física – Licenciatura ao longos dos primeiros semestres, fornecendo uma formação sólida para um profissional da área das Ciências Exatas, com cursos sobre Física, Matemática, Computação, além de Química. A partir do quarto período, o estudante é apresentado à parte específica do Bacharelado, que lhe permitirá compreender com profundidade os fenômenos da natureza e sua relação com a tecnologia da vida cotidiana.

O curso de Física – Bacharelado é ministrado preferencialmente no período noturno, com vantagens a dois perfis distintos de estudante: perimeiramente, o estudante que está inserido no mercado de trabalho tem uma oportunidade de obter formação superior em uma universidade pública de qualidade; já o estudante com dedicação exclusiva pode aproveitar de todos os recursos que a Universidade oferece durante o dia, como disciplinas de outros cursos, seminários de pesquisa promovidos pelos programas de pós-graduação, entre outras atividades, que enriquecem sua formação acadêmica e profissional.

A Unidade Acadêmica tem 14 professores doutores com formação em grandes centros de pesquisa do Brasil (USP, UFSCar, UnB, etc), além de experiências em instituições de renome internacional (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, San Diego State University, McMaster University, Universidade de Londres, Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati, etc). Todos os professores trabalham no regime de dedicação exclusiva e, além das atividades de ensino e de extensão, dedicam-se a atividades de pesquisa em diferentes áreas da Física. O objetivo do Departamento de Física é formar profissionais competentes, ativos, críticos, participativos, comprometidos e que compreendam a Ciência como conhecimento histórico, inserido em um bem definido contexto sócio-político, cultural e econômico. O departamento contribui para o enriquecimento cultural e científico do nosso estado, na medida que entrega à sociedade um profissional versátil com habilidades na solução de problemas através de uma abordagem científica.

 

A Profissão

O Bacharel em Física, como um cientista, dedica-se à pesquisa básica e/ou aplicada e à extensão universitária, produzindo e disseminando o conhecimento científico. Sua atuação pode se dar no ambiente industrial ou acadêmico. No ambiente acadêmico, sua atuação vai desde a graduação, nos programas de iniciação científica, passando pelos
programas de mestrado e doutorado e se estende à docência no nível superior e à pesquisa. Neste contexto de atuação, vale lembrar que os alunos do bacharelado em Física da UAEF-RC-UFG estarão inseridos em um ambiente acadêmico novo, que tem expandido  seu potencial de pesquisa.

O profissional que se planeja formar é aquele com sólida formação em ciência básica, motivado e capaz de seguir seus estudos ao ingressar em programas de pós-graduação. Além do caminho, já comum em centros mais tradicionais, em seguir a área da pesquisa fundamental, os bacharéis em Física costumam ter sua robusta formação apreciada em um grande espectro do mercado de trabalho, que vai desde as instituições de ensino superior a instituições financeiras, passando por laboratórios nacionais, empresas de informática e tecnologia, indústrias automotivas, empresas de consultoria, indústrias de aparelhagem médica, dentre muitas outras.

Espera-se também contemplar estudantes interessados em atuar no Ensino de Física e que possam complementar sua formação básica em Licenciatura em Física, por meio de disciplinas ofertadas ao Bacharelado. Atualmente, com a consolidação dos laboratórios de pesquisa e dos grupos de pesquisa, os alunos terão ampla oportunidade de
entrar logo no início de seus estudos em contato com atividades de pesquisa, o que é imprescindível na formação do físico.

 

Projeto Pedagógico do Curso de Física- Bacharelado

Fluxograma do Curso de Física - Bacharelado

Ementas do Curso de Física - Bacharelado

Corpo Docente da Unidade Acadêmica Especial de Física