Imagem aérea das dependências da UFCAT

A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criada pela Lei nº 3834-C de dezembro de 1960 e reestruturada pelo decreto nº 63.817, de 16 de dezembro de 1968, com sede no Campus Samambaia, Goiânia - Go, inscrita no CGC do Ministério da Fazenda sob o nº 0156701/0001-43.  O curso regular de Física na Universidade Federal de Goiás foi oferecido pela primeira vez em novembro de 1963, com a criação do então chamado Instituto de Matemática e Física (IMF). O curso foi reconhecido pelo Decreto nº 65784 de 15 de dezembro de 1969. Mais recentemente, em 1996, este curso passou a ser de responsabilidade do Instituto de Física (IF), criado a partir do desmembramento do Instituto de Matemática e Física.

Desde o início de seu funcionamento, no IMF, foi oferecida aos alunos uma sólida formação em física clássica e em física moderna, habilitando-os tanto ao prosseguimento de uma carreira científica como ao exercício da atividade educacional em suas múltiplas facetas. Em todos esses anos, o curso de Física do IF passou por inúmeras modificações curriculares, sempre no sentido de aprimorar o ensino e formar profissionais qualificados e críticos para atuarem na sociedade, quer como pesquisadores, quer como educadores.

Em 2006, em razão do programa de expansão e interiorização das universidades federais brasileiras, processo este promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás foi contemplado com a criação de novos cursos, entre os quais o curso de Física, no grau licenciatura, com diretrizes similares a do curso de Física do IF-UFG, seguindo uma proposta político pedagógica sensível às mudanças ocorridas no mundo, onde se impõe uma necessidade de formação de recursos humanos na área de Física, voltada à interdisciplinaridade e um crescente interesse pela licenciatura em Física.

Dentro da proposta de criação do Curso de Física em Catalão, em razão da carência da região de licenciados, foi definido que o perfil do egresso é dentro da Licenciatura (físico educador), com ênfase em uma formação centrada nos conteúdos de Física, mas com um caráter acentuadamente pedagógico: o conteúdo é importante, mas a prática do ensino e a formação pedagógica são fundamentais para o novo físico educador.

O Departamento de Física da então Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) vem atendendo, além da Licenciatura em Física, diversos cursos do campus como Química, Matemática, Ciências Biológicas, Ciência da Computação e Engenharias, agora como parte da UFCAT. Desde 2014 o IF conta com 14 docentes, todos doutores, em regime de dedicação exclusiva, formando um corpo docente altamente qualificado e com formação diversificada, com atividades nas áreas de Ensino de Física, Física da Matéria Condensada, Mecânica Estatística, Teoria de Campos, Física Matemática, Física Computacional e Biofísica.

O curso de Física-Bacharelado é ofertado pelo Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) é ofertado desde 2019, com ingresso por meio do SISU, com o intuito de fortalecer as atividades da unidade acadêmica ao: promover e organizar o ensino de graduação e de pós-graduação em Física visando à formação científica, técnica e pedagógica; promover e organizar a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços, na sua área de conhecimento; manifestar-se em face dos debates públicos e políticas oficiais relativos às áreas de atuação da física e que se refiram de modo geral a sua função social.

Os cursos de Física Bacharelado e Física Licenciatura são ofertados preferencialmente no turno noturno, com matriz curricular que visa a formar alunos criativos com proficiência em aplicar o conhecimento adquirido na solução de problemas de diversas áreas do conhecimento, modelando e tratando situações nos mais diversos contextos, tanto de caráter prático, quanto acadêmico e em todos os níveis de ensino. A nova matriz curricular fornece ao aluno uma formação pedagógica moderna, habilitando-o a trabalhar tanto na área educacional, quanto a seguir uma carreira científica em áreas básicas, aplicadas ou de ensino. Cerca de 60% da carga horária total do curso de Licenciatura é ofertada em conjunto com as disciplinas do curso de Física - Bacharelado.

Fonte: PPC Licenciatura e PPC Bacharelado