noticia1335266553_ORIG.jpg

Retorno dos Colóquios da Física

Por Paulo Alexandre. Em 24/04/12 22:14.
No próximo dia 27 de abril as 17h30, na sala 303 do Bloco I, o Prof. Dr. Juarez L. F. Da Silva (da USP) reiniciará o ciclo dos colóquios da física.

No próximo dia 27 de abril de 2012 as 17h30, na sala 303 do Bloco Didático I, o Prof. Dr. Juarez L. F. Da Silva (da USP) apresentará o colóquio intitulado "Introdução a Ciência Computacional de Materiais".

Resumo

A Ciência Computacional de Materiais, combina conhecimentos em Física, Química, Matemática, e Computação de alto desempenho para o estudo de materiais em escala atômica. Grandes avanços realizados nos últimos 30 anos, permitiram a implementação de simulações computacionais utilizando métodos de primeiros princípios ou ab initio e contribuem de forma significativa para entender, melhorar, e desenvolver novos materiais para aplicações tecnológicas. Neste seminário discutiremos as principais aproximações utilizadas na Teoria do Funcional da Densidade, métodos e códigos computacionais utilizados para resolver a equação de Kohn-Sham, e exemplos de aplicações realizados em nosso grupo no estudo de clusters, nanopartículas, superfícies, e sólidos cristalinos. 

Fonte: Prof. Petrus (Coordenador dos Colóquios da Física)