Weby shortcut

Projetos De Pesquisas

Atualizado em 15/02/19 15:03.

Projeto

Autor

Caracterização por Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Eletrônica de Nanopartículas  Lipídicas Contendo Fármacos para Administração Através da Pele.

Descrição: Este projeto visa obter e caracterizar nanopartículas contendo miltefosina e terpeno usando o método de inserção de marcadores de spin na matriz lipídica dessas partículas por meio da técnica de RPE. A avaliar os mecanismos envolvidos na interação e permeação das nanopartículas contendo fármacos com a camada mais superficial da pele, o estrato córneo (EC). Caracterizar e avaliar as alterações promovidas pela miltefosina e por monoterpenos, separadamente e combinados nas nanopartículas, sobre os domínios lipícos e protéicos do EC, além de identificar possíveis efeitos sinergéticos entre esses dois fármacos. Contribuir para um melhor entendimento sobre os mecanismos de ação de compostos para o tratamento tópico da leishmaniose ou câncer de pele, o que é extremamente importante para a prospecção de novos fármacos mais eficientes e de menor efeito colateral..

Jorge Luiz Vieira dos Anjos

Resultados Rigorosos em Mecânica Estatística e Teoria Quântica de Campos

 

Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos
Integrabilidade: Simetrias, Sóltions e Física Não-Pertubativa  Paulo Eduardo Gonçalves de Assis
Efeito Casimir Dinâmico Mauro Antonio Andrade
Métodos Ativos do Ensino-Aprendizagem em Física Mauro Antonio Andrade
Investigando Exoplanetas Utilizando Dados Coletado por Observatórios Orbitais Jalles Franco Ribeiro da Cunha
Combinação de Métodos de Imagem por Flutuação da Fluorecência e Trasparência de Energia de Förster no Estudo Complexo de Podossomos associados a Membranas Eduardo Sérgio de Sousa
Produção e Caracterização de Filmes Finos Magneticos Ana Rita Pereira
Simulação Computacional de Materiais Cristalinos Domingos Lopes da Silva Junior
Interações de Pequenas Moléculas com Biomembranas e Desenvolvimento de Novas Estruturas para a Entrega Controlada de Fármacos
Descrição: O projeto busca estudar a interação de pequenas moléculas com diferentes tipos de biomembranas e com suas heterogeneidades laterais denominadas domínios de membrana. Domínios de membrana tais como os lipid rafts tem sido associados a uma diversidade de patologias. Dessa maneira, avaliar a estabilidade desses tipos de estruturas lipídicas na presença de moléculas de interesse é fundamental para o desenvolvimento de novas estruturas usadas para a entrega controlada de fármacos. Nesse projeto, iremos utilizar as espectroscopias de ressonância paramagnética eletrônica e de fluorescência, além da microscopia confocal de fluorescência e também a microscopia de força atômica para investigar tais interações.. 
Jorge Luiz Vieira dos Anjos
ESTUDO DAS MODIFICAÇÃO OXIDATIVAS EM LIPOPROTEÍNAS DE BAIXA DENSIDADE POR RESSONÂNCIA PARAMAGNÉTICA ELETRÔNICA
Descrição: Segundo a OMS doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Dentre os fatores de risco associados ao desenvolvimento dessas doenças estão as dislipidemias, principalmente nos casos em que há altas concentrações plasmáticas de colesterol total, de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), e baixas concentrações de lipoproteínas de alta densidade (HDL). Pessoas com altos níveis plasmáticos de LDL em sua forma oxidada (oxLDL) desenvolvem mais doenças coronarianas, tais como a aterosclerose, doença base das principais complicações cardiovasculares. A oxidação das LDLs acarreta em alterações nas propriedades físicas das membranas, tais como: alterações no volume molecular, na microviscosidade e na fluidez. Já a oxidação das proteínas pode provocar a oxidação da cadeia polipeptídica e formação de ligações cruzadas entre aminoácidos, acarretando em mudanças conformacionais, perda de função, desnaturação e até a fragmentação da proteína. O projeto visa compreender os mecanismos de ação envolvidos na oxidação das LDLs, visando obter informações que contribuam para esclarecer quais processos induzem a oxidação das lipoproteínas in vivo. Estes estudos serão feitos usando a técnica de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) e o método dos marcadores de spin, que consiste em inserir moléculas marcadas diretamente nas partículas de LDL. Estas moléculas marcadas com o radical nitróxido, que podem ser específicas para estruturas lipídicas ou protéicas, geram sinais de RPE que permitem obter informações sobre o meio em que se encontram. Em colaboração com pesquisadores e alunos externos o projeto também tem como objetivo testar a atividade antioxidante de compostos com potencial farmacêutico..

Jorge Luiz Vieira dos Anjos

 

Artigos Publicados Autor
  • Enhanced asiaticoside skin permeation by Centella asiatica-loaded lipid nanoparticles: Effects of extract type and study of stratum corneum lipid dynamics. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 50, p. 305-312, 2019
  • An EPR spin probe study of the interactions between PC liposomes and stratum corneum membranes. INTERNATIONAL JOURNAL OF PHARMACEUTICS, v. 545, p. 93-100, 2018.
  • Improved tacrolimus skin permeation by co-encapsulation with clobetasol in lipid nanoparticles: Study of drug effects in lipid matrix by electron paramagnetic resonance. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICS AND BIOPHARMACEUTICS, v. 119, p. 142-149, 2017.
  • Development of lamellar gel phase emulsion containing baru oil ( dipteryx alata vog.) as a prospective delivery system for cutaneous application. ASIAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, v. 13, p. 183-190, 2017. 
  • Impact of lipid dynamic behavior on physical stability, in vitro release and skin permeation of genistein-loaded lipid nanoparticles. European Journal of Pharmaceutics and Biopharmaceutics, v. 2, p. 1, 2014.
  • Paclitaxel-loaded lipid nanoparticles for topical application: the influence of oil content on lipid dynamic behavior, stability, and drug skin penetration. Journal of Nanoparticle Research, v. 16, p. 2782, 2014. 
Jorge Luiz Vieira dos Anjos