Colóquios da Física

O Departamento de Física convida docentes, se sente honrado em informar do início das atividades do II Ciclo dos Colóquios da Física. Esta ação de extensão consiste da continuidade do ciclo de colóquios (iniciado em 2009) que trata de temas voltados à ciência. Estes colóquios serão sempre estarão abertos à toda comunidade acadêmica e não acadêmica da UFG/CAC e da cidade de Catalão. Usualmente, os palestrantes serão professores convidados de todos os campus da UFG (e em especial do Campus Catalão), e sempre que possível convidaremos professores de universidades de todo o país. Os colóquios serão ministrados por professores sobre temas atuais das ciências em linguagem adequada aos estudantes.

Quem dará continuidade aos trabalhos será as apresentações será o Prof. Dr. Antônio Francisco Neto (Universidade de Federal de Ouro Preto). O título e o resumo do colóquio seguem abaixo:

Título: Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral e Equações Diferenciais Ordinárias via Grafos de Fluxo e Cálculo Operacional de Feynman

Resumo: Iremos introduzir a representação de matrizes através de grafos de fluxo. E mostraremos como operações matriciais tais como: cálculo de determinantes, inversão, etc, podem ser obtidas via essa formalismo. Como uma aplicação estudaremos cadeias de Markov.

A seguir, iremos mostrar como operações simples do cálculo diferencial e integral podem ser vistos do ponto de vista de álgebra linear usando multiplicações de matrizes, transformações lineares, etc.

Finalmente, mostraremos como introduzir de uma forma sistemática o cálculo operacional de Feynman (introduzido no contexto de Eletrodinâmica Quântica) para a resolução de algumas equações diferenciais ordinárias elementares.

O colóquio acontecerá no dia 30/10/2012 (terça-feira) às 17h30, na sala 303 do Bloco Didático I

Contamos com a sua presença.

Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos
Coordenador do III Ciclo de Colóquios da Física