Colóquio

Por Eduardo Sérgio de Souza. Em 26/08/14 17:04.

Na trilha das descobertas do LHC: avanços tecnológicos que aceleram mais que as partículas

Dr. Arthur Marques Moraes – Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF – RJ) e do CMS/LHC/CERN.

Data: 29 de agosto de 2014 - Horário: 17:00 horas


Local: Mini-Auditório Profª. Lívia Abraão do Nascimento – Bloco didático II – Regional Catalão – UFG.

Resumo:
         O Grande Colisor de Hádrons (“Large Hadron Collider” - LHC) é o maior e mais complexo experimento científico já construído para a exploração dos mistérios do mundo sub-atômico. Contando com um exército de mais de dez mil cientistas vindos de mais de cem países trabalhando no projeto, construção e operação deste experimento que levou quase duas décadas e mais de dez bilhões de dólares para iniciar suas primeiras colisões de prótons, hoje, o foco da física de partículas permanece indubitavelmente sobre os resultados a serem anunciados pelas colaborações analisando os dados do LHC.

         A busca pelo bóson de Higgs e o estudo de suas propriedades, bem como as buscas por novas partículas e interações indicativas de uma “física além do Modelo Padrão”, são os principais objetivos do LHC. Entretanto, na trilha das descobertas do LHC, avanços tecnológicos que possibilitam a operação e estudo das medidas feitas com seus detectores estão revolucionando várias outras áreas do conhecimento.
Neste colóquio, apresentaremos alguns destes avanços tecnológicos que, tendo sido desenvolvidos para viabilizar o programa experimental do LHC, hoje estão transformando outras áreas. Dentre os exemplos que discutiremos inclui-se o caso da computação com o sistema GRID, da medicina com novas formas de tratamento de câncer e técnicas diagnósticas, da transmissão de energia, do transporte, da indústria de alimentos e várias outras áreas que se beneficiam dos avanços tecnológicos gerados ou impulsionados a partir do LHC.