poster EFEx-4

IV Escola de Física Experimental ​IF-UFRJ

Por UAEF Coordenação Administrativa. Em 21/10/19 14:52.

Sobre a EFEx-4

O Instituto de Física da UFRJ realizará em 2020 a quarta edição da Escola de Física Experimental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EFEx-4). Esta Escola tem por objetivo despertar o interesse pela pesquisa experimental em Física e expandir o conhecimento dos alunos.

A Escola terá duração de uma semana, entre os dias 03 e 07 de fevereiro de 2020 e tem como público alvo alunos de graduação (especialmente os que estão cursando os dois últimos anos) ou de pós-graduação (principalmente os alunos de mestrado) de cursos como Física, Física Médica, Nanotecnologia e Engenharia.

Os organizadores estão fazendo esforços para conseguir recursos para cobrir as despesas de estadia e traslado durante a escola e deslocamento até o Rio de Janeiro. Porém, considerando a situação difícil que passa o financiamento da ciência no país, não podemos garantir apoio financeiro no momento. Estimulamos fortemente o candidato mestrando a solicitar auxílio financeiro na sua instituição (para seu quadro de pós-graduação ou seu orientador).

As atividades propostas incluem práticas de laboratório em pequenos grupos de alunos e palestras plenárias sobre temas atuais de Física experimental oferecidas por professores do Instituto de Física que atuam diretamente em diversas áreas experimentais. As práticas de laboratório compreendem uma breve introdução à área de pesquisa seguida da realização de experimentos nos laboratórios de pesquisa do IF – UFRJ. As palestras versarão sobre temas de pesquisa experimental que não fazem parte da agenda dos laboratórios ou sobre temas teóricos que possuem um forte diálogo com resultados experimentais. Os alunos terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos de pesquisa durante uma sessão de poster.

Datas Importantes

Data limite de inscrições: 31 de outubro de 2019